Cinema moderno. Desde 1980.

Quem me conhece sabe que amo cinema. E falar de cinema é entrar num campo em que domino desde muito pequeno. Vou abrir aqui uma série de comentários à respeito dos melhores filmes lançados nos últimos 31 anos.

1980

sempre vou citar os melhores filmes na minha opinião, de 1980 pra cá.

O Iluminado - este filme de terror gerou muita controvérsia na época de seu lançamento. Ele foi dirigido pelo recluso e genial diretor Stanley Kubrick, baseado num romance de Stephen King. Kubrick fez um filme bem diferente do livro, o que fez com que King quisesse romper o contrato com a produtora, pois ele não concordava com a abordagem traduzida pelo diretor. No filme, Jack Nicholson é um escritor que aceita um trabalho num isolado hotel durante um forte inverno. Durante a estadia, ele se depara com fantasmas e com a sua própria loucura, chegando a ameaçar mortalmente a mulher e o filho pequeno. As cenas são fantásticas, e as aparições são devidamente filmadas com o clima ideal de uma boa história de fantasmas. Terror de primeira, que leva o protagonista e o espectador à tensão máxima.

O Império contra-ataca - segundo filme da saga concebida por George Lucas, o filme dirigido por Irvin Kershner(Robocop 2) é considerado o melhor de toda a série. A batalha inicial é inesquecível, a luta e a posterior revelação de Darth Vader à Luke Skywalker de que é seu pai. O início do conturbado romance do Bad Boy Han Solo com a impetuosa Princesa Léia. Os rebeldes sendo perseguidos pelo caçador de recompensas Bobba Fett. Tudo bem orquestrado num caldeirão de aventura espacial da melhor qualidade. No quesito aventura espacial até hoje não foi superado.

Superman II - A continuação do clássico filme do super homem foi anunciada nos créditos finais dele. Com cenas gravadas ainda pelo diretor do primeiro filme, Richard Donner, e inseridas neste, o diretor Richard Stanley fez uma típica aventura baseada em quadrinhos. Com super seres se enfrentando nos ares da cidade de Metrópolis. Superman se apaixona e consuma o amor por Lois Lane, mas o mundo é ameaçado pelo trio, liderado pelo General Zod, tirano e megalomaníaco, ele queria conquistar o mundo defendido pelo filho de Zor-El. Filme que fez muitos moleques sonharem em voar, quando passava na sessão da tarde, este é um filme de aventura que iniciou um espírito descompromissado que as produções dos anos 80 tinham. Ótimo filme.

Apertem os cintos, o piloto sumiu! - Essa produção marcou o estilo nonsense do trio que o produziu, Jim Abrahams, Jerry e David Zucker. Depois deles, poucos se atreveram a entrar nesse campo de atuação. Comédia com gags perfeitas, ela não se ampara em cenas de filmes conhecidos pra dar certo, diferente do que acontece com as sátiras de hoje. Os personagens são loucos, estereotipados, e é com isso que o trio gostava de brincar, com os estereótipos do cinema. O herói perturbado, a mocinha com dúvidas. É um filme onde cada personagem tem seu grande papel cômico. Até os grandes coadjuvantes. Uma comédia praticamente perfeita.

O ano de 1980 foi o início de um ciclo de filmes que gerariam as grandes produções marcadas por efeitos especiais produzidos por computador, com grandes astros e orçamentos altamente inflados, depois de uma década de revolução, onde os diretores davam prioridades aos personagens e às histórias, aqui o certo era a diversão. Os filmes daquela década priorizavam isso, mas também muitos se tornaram clássicos exatamente por isso. è sempre bom ver filmes que fizeram história e que serão inesquecíveis. Até a próxima, com filmes do ano de 1981.

Por 

Roberto Dias 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vingadores - Guerra Infinita

Game of Thrones - O que houve?

Mad Max - a estrada da fúria: crítica